Bombeiros testaram segurança no Heliporto Municipal de Fafe

Os Bombeiros Voluntários de Fafe (BVF) participaram em conjunto com outros agentes de Proteção Civil, num exercício à escala total, para testar o Plano de Emergência do Heliporto Municipal de Fafe, na manhã deste sábado.

O exercício consistiu na queda de uma aeronave comercial, que causou seis feridos, quatro dos quais em estado grave, um ferido ligeiro e uma vítima mortal. A equipa de Serviço de Brigadas de Aeródromo (SBA) que estaria no local na prevenção à descolagem, fez o primeiro ataque, pedindo depois reforço ao quartel, de onde saíram para o hipotético socorro, um veículo de socorro e assistência tático e uma ambulância de socorro.

Após criadas as condições de segurança, foi efetuado o resgate das vítimas, que após assistidas, estabilizadas e imobilizadas foram evacuadas para o “hospital”.

Estiveram também presentes elementos e observadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleos de Fafe e Serafão, da Guarda Nacional Republicana, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga para acompanharem o exercício. Com este exercício, foram formados 24 elementos dos BVF, em SBA. No final foi realizado um briefing, onde foram focadas as necessidades de haver mais exercícios do género neste heliporto, como sendo um importante treino para os elementos das diferentes entidades.

Fotos: Manuel Meira – CMF / Notícias de Fafe