Foi fundada em 19 de Abril de 1890, por uma plêiade de homens para quem o altruísmo se instituía como lema de vida. Dela se destaca o nome honrado do jovem João Crisóstomo, que haveria depois de fundar o jornal O Desforço, desempenhando ainda as funções de vereador da Câmara, até à sua prematura morte, em 26 de Fevereiro de 1895, com apenas 32 anos de idade. Crisóstomo foi, além de fundador, o primeiro presidente e primeiro comandante de corporação.
Outros Sócios
Outros sócios-fundadores dos bombeiros fafenses foram Miguel Gonçalves da Cunha, Júlio de Albuquerque Abranches Lemos e Meneses, Manuel Augusto da Costa Oliveira, José Carlos Peixoto Soares, Adriano Duarte Mendes da Silva, Albino de Oliveira Dias Leite, Francisco Teixeira de Sousa Lobo, Artur Vieira da Silva, José Avelino Peixoto de Magalhães, José Maria Gonçalves, José Ricardo Pereira Leite da Rocha, José Maria de Oliveira Peixoto Júnior e Luís Augusto da Silva Dourado.
As instalações dos BVF
As instalações dos bombeiros fafenses foram mudando ao longo dos anos da sua existência. Nos finais do século XIX e princípios do seguinte, os bombeiros ocuparam uma dependência da ala direita da Casa do Santo Novo, hoje Casa Municipal de Cultura, demolida nos anos 70 do século passado para a abertura da Avenida das Forças Armadas.
Os estatutos
Os primeiros Estatutos da então designada Associação de Bombeiros Voluntários, constando de 32 artigos, foram aprovados em 20 de Novembro de 1891 e vigoraram até 1975. Era objectivo da instituição socorrer os habitantes desta vila e freguesias limítrofes, nos casos de incêndio, desabamento ou outra qualquer calamidade pública, para que seja pedido o seu auxílio, sendo o seu fim principal o socorro em caso de incêndio.
O carro de Escadas
Sabemos que no ano de 1891, a corporação recebeu um carro de escadas e ferramentas construído nas oficinas da prestigiada firma de Guilherme Gomes Fernandes & Cª, do Porto. Nos finais do século, e em relação aos uniformes, a corporação, à semelhança de outras pelo país, deixou de usar uniformes confeccionados em tecido castanho, começando o processo de mudança para a cor azul.
A banda dos Bombeiros
Os Bombeiros tinham, desde 31 de Março de 1895, uma banda de música, que era a de Golães, sendo os respectivos maestros Manoel da Silva Maia e Nicolau Antunes Coelho de Barros. A banda permaneceu no âmbito dos Bombeiros até 1944.
O 2º quartel dos BVF
Mais tarde, e até aos anos 80, dispuseram de um quartel na Rua José Cardoso Vieira de Castro, a dois passos do Hospital. A inauguração do quartel ocorreu em 24 de Abril de 1924 e, dez anos depois, o velho quartel, ainda de rés-do-chão, recebia o primeiro andar e ganhava maior funcionalidade. Em 1957, na presidência de Albino Pereira Fernandes, regista-se nova remodelação do quartel, com a criação da casa do quarteleiro e a ampliação do parque de viaturas.
A Fanfarra
Desde 1980, a instituição dispõe de uma fanfarra, que já teve 45 elementos. Foi fundada para abrilhantar as comemorações do 90º aniversário da associação e a partir dessa altura esteve presente em diversos desfiles pelo país. Desde 2010, organizou três desfiles de fanfarras na cidade, com a participação de fanfarras do distrito de Braga e de outros distritos.
A banda "Faz de Conta"
Em 1985, foi formada, no âmbito dos Bombeiros Voluntários de Fafe, a Banda Plástica “Faz de Conta”, divertida e de grande animação nos locais onde se exibe.
O grupo de Cavaquinhos dos BVF
No ano de 2004, surgiu o grupo musical que, na altura, foi designado “Pau e Lata, Lda.” e que depois tomaria a designação de “Grupo de Cavaquinhos dos Bombeiros Voluntários de Fafe”, que em 2007, com o apoio da Junta de Freguesia de Fafe, lançou o seu primeiro CD.
As mais recentes instalações
Desde 1984, a associação ocupa as magníficas instalações que construiu ao cimo da Avenida do Brasil, baptizado com o nome do Prof. Humberto Freitas Gonçalves, em honra do seu principal obreiro. A inauguração festiva do quartel ocorreu no dia 15 de Abril, sendo presidida pelo então Ministro do Trabalho, Amândio de Azevedo.
Obras de Requalificação
Entretanto, em 2012 e 2013 o quartel sofreu obras profundas de remodelação e requalificação, que ascenderam a 700 mil euros e de que resultou a valorização dos espaços operacionais e administrativos, bem como o redimensionamento do espaço do antigo Estúdio Fénix, para instalação da Escola Bailado de Fafe.
Obras de Requalificação
Na inauguração, ocorrida em 23 de Junho de 2013, esteve presente o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Fernando Alexandre.